segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Sobre o Trabalho Arranjado (AEO)



De acordo com as novas regras do processo de skilled worker existem apenas 3 formas de poder imigrar, vamos a elas:

1. Estar morando legalmente no Canadá por um ano como estudante internacional ou trabalhador temporário.

2. Ser um trabalhador que se inclua em uma das profissões descritas nos 38 NOCs e que tenha no mínimo 1 ano de experiência.

3. Tenha um trabalho arranjado!

No nosso caso estamos entrando pela terceira forma, temos um trabalho arranjado.
Parece simples, não? Mas está longe disto. Aliás, qual parte do processo é simples? (risos)
Vou explicar um pouco minha saga para ter um trabalho arranjado. Minha área é bastante especializada e com isto tenho o benefício de não existirem muitos profissionais disponíveis.
Mandei meu curriculum para algumas empresas no Canadá e logo fui contatado via telefone por uma empresa.
Vou abrir um parênteses aqui. Quando eu vim dos EUA no ano passado eu trouxe comigo meu equipamento VOIP com um número de telefone americano. Com ele eu posso fazer e receber ligações para os EUA, Canadá, Brasil (fixo) tudo de graça. Como pago a conta com cartão de crédito internacional a empresa de telefonia nem imagina que estou no Brasil.
Bom, continuando... A empresa então disse que estava disposta a preparar tudo para que eu pudesse ir trabalhar para eles. Como eu já tinha tido um visto de trabalho negado, eu sugeri a empresa que ao invés de dar-me o LMO (Labor Market Opinion) que eles providenciassem o AEO (Arranged Employment Opinion) bem, o LMO serve para pedirmos o visto de trabalho, já o AEO serve para o processo federal como residente permanente. E a empresa topou. Eu expliquei que existia uma empresa especializada em imigração em Toronto que iria auxiliá-los na obtenção do AEO.
Com o AEO na mão eu posso então dar entrada no processo federal. No momento a empresa que me contratou já enviou o contrato de trabalho para que eu assinasse e junto veio o formal job offer. Eu já assinei e mandei de volta para eles, e eles já deram entrada no HRSDC (Human Resources and Skills Development Canada).
No momento estamos no aguardo do AEO.
Alfredo.

2 comentários:

  1. Muito interessante esse post...
    Eu sabia que existia essa outra forma, mas não fazia idéia de como funcionava. Gostei muito de saber...
    Boa sorte!!!!

    Rosi

    ResponderExcluir
  2. Olá Taís&Alfredo!!!
    A Paz do Senhor!! Que benção ter um arranged job!! Que o Senhor os guie em cada passo e os abençoe em todo o processo! Nós também oramos muito antes de entrarmos nesta empreitada...pois não é uma simples mudança. Estarei acompanhando vcs, ok(eu preciso achar onde fica a interrogação neste teclado...) No que pudermos ajudar, estamos a disposição!
    Fiquem na Paz!!!
    Abraços,
    Karin Sandri

    ResponderExcluir