sábado, 8 de agosto de 2015

Fizemos o TCF-Q



Olá pessoal,
Cá estamos de volta depois de tanto tempo sem postar, né?
Mas tem um bom motivo, e o motivo é que fizemos o TCF-Q!
Quando enviamos nossa demanda (2º demanda, diga-se de passagem) em outubro de 2011, não era exigido o nível B2 em Francês e também não era preciso comprovar o nível com testes de proficiência. No momento da entrevista o agente de imigração do BIQ verificava a documentação e de uma forma subjetiva avaliava o nível de Francês dos candidatos.
Naquela época, qualquer nível dava pontos.  Lembro que na nossa 1º demanda, no ano de 2010, declaramos no DCS o nível 03 ( que seria o equivalente a A2) e na entrevista a agente de imigração elevou o nosso nível para 5 (início do B1) devido ao nosso desempenho na entrevista, mas infelizmente por outros fatores não recebemos o CSQ. Em 2011, entramos com outra demanda e toda história vc pode ver aqui...
Hoje em dia, após várias mudanças na lei, é obrigatório o envio de resultado de exame para a comprovação. Bem, para a nossa demanda atual, ainda não foi nos exigido isto, até porque dado o tempo que estamos esperando (quase 4 anos) e por terem perdido toda a nossa documentação, acho que eles estão com vergonha de nos pedir mais alguma coisa, rsrsrs. Brincadeiras à parte... Entre idas e vindas de lei, mudanças de localização do escritório (São Paulo para México e agora, México para Montréal) desorganização do BIQ México... Vimos muitas pessoas com o processo negado devido a retroatividade da lei, a qual também implica na necessidade do nível mínimo B2.
"Por sorte",  neste período o nosso processo foi perdido (quem quiser ler mais pode clicar aqui ) pelo BIQ México e talvez, se não fosse por isto, poderiamos hoje estar totalmente fora, devido as novas exigências.
Confesso que por estarmos esperando tanto tempo por uma decisão do BIQ, ficamos muito desmotivados, descrentes com a possibilidade de um dia irmos morar no Québec. Todas as pessoas que conheciamos nos fóruns e nos grupos de discussão já estavam no Canadá e nós ainda continuávamos no limbo. Isto mexe muito psicologicamente e não tínhamos mais motivação para estudar Francês e nem mesmo para acompanhar informações sobre imigração.
Após recebermos (em dezembro de 2014) um e-mail do BIQ nos informando que estávamos na lista para a próxima entrevista, que ainda não tem data prevista, voltamos a estudar francês e então no mês de junho decidimos nos inscrever no TCF-Q, mesmo sem a exigência do BIQ. Decidimos nos antecipar e não ficar dependendo de uma "avaliação subjetiva" do agente e também para que possamos, com o envio dos testes, "forçar" o BIQ à olhar para o nosso processo, na esperança de quem sabe, recebermos o CSQ em casa.
 A minha preparação foi feita pela experiente professora Glória Terra. Além disso, assisto todos os dias, en direct , nem que seja 30 min, o canal http://www.itele.fr/ ( também dá pra baixar o aplicativo deles no celular e no tablet). Fiz muitos simulados no TV5 e li todas as orientações concernentes a avaliação no site http://www.ciep.fr/tcf-tout-public/documents-telechargeables . Também consegui enriquecer muito o meu vocabulário assistindo Peppa Pig em francês, dá pra acreditar? Além de assistir a porquinha Peppa toda manhã com meu filho de 3 anos, à tarde quando ele vai para escola, no meu horário de relaxar a cabeça, o que que a mamãe aqui vai assistir?? Peppa Pig en français!! Acho interessante pois os desenhos foram feitos para crianças na fase pré-escolar, possui uma linguagem relativamente simples e com situações geralmente vividas no nosso cotidiano.
O Alfredo não fez preparação com a Glória, preferiu estudar sozinho.
Fizemos o TCF expressão oral e compreensão oral no dia 20/07.
Recebemos a nossa convocação mais ou menos 20 dias antes da prova. E assim nossas provas estavam marcadas:
Expressão oral
Alfredo - 8:40h
Taís - 12h
Compreensão oral - 10:30h sessão única.
Como o Alfredo foi o primeiro a fazer a prova, ele pôde me dizer as questões de expressão. Neste caso, não sei se é melhor chegar e fazer a prova sem pensar muito no que vai acontecer ou ser a última e ouvir a experiências das outras pessoas e com isto ficar mais nervosa. rsrs No meu caso, na prova de expressão estava muito nervosa!!
Sempre ouvir dizer que nas provas de TCF o áudio é pessimo, que é melhor sentar bem proximo... Então já cheguei na Aliança com a intenção de sentar bem próximo do som, mas na hora de entrar acabamos sendo os últimos. Por uma grande benção, quando eu entro na sala encontro a cadeira mais próxima das caixas de som disponível!
O Alfredo achou que a prova de compreensão oral foi relativamente fácil, perdeu algumas questões por não entender muito bem o contexto. No caso da prova de expressão oral, ele sabia que seria muito difícil afinal não estava estudando há 2 anos e meio, somente ouvindo rádios em Francês. Conseguiu se apresentar, e fazer as perguntas na segunda parte e dissertar um pouco na terceira parte.
No meu caso, na expressão oral, fui muito bem na primeira e na segunda parte mas na terceira acho que poderia ter sido um pouco melhor, pois travei um pouco. Na compreensão oral, achei o áudio muito bom, bem claro, e acredito que fiz uma boa prova.
Agora é esperar para ver o resultado e torcer para que ele seja bom!
Desculpem pelo post extenso, mas é que eu tinha muita coisa para falar. rsrsrs
Beijos,


Taís.

2 comentários:

  1. Olá casal!
    Quando vejo histórias como a de vocês, lembro da minha própria história rs.. Passei por momentos terríveis por esse processo de Québec, e não desejo isso a ninguém...
    Fiquei por muito tempo também bastante desanimado com o francês, e parei completamente de estudar a língua, e estava inclusive já buscando reunir as informações para enviar por Nova Scotia ou Express Entry.
    Mas acho que tomaram a estratégia mais adequada. Também fiz o TCFQ, e consegui me livrar da entrevista. Felizmente, após 3 anos de espera do provincial, recebemos os CSQs em casa por termos nos antecipado com o TCFQ. Então acredito que vocês pontuarão muito bem, e também poderão receber os CSQs em casa.
    Fiquem tranquilos, pois agora falta pouco para vocês darem continuidade e conclusão nesse processo!
    Grande abraço, e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Filipe!
      Obrigado por sua visita e principalmente pelo seu comentário!
      É sempre bom receber comentários!
      Acho que levamos muito tempo para tomar esta decisão de fazer o TCF-Q, mas também acredito que isto se deu pelo desânimo que tomou conta de nós por algum tempo pela total falta de comunicação do BIQ conosco.
      Devo admitir que isto é mérito de minha esposa, pois ela nunca deixou a peteca cair. Por mais que estivéssemos chateados com o descaso do BIQ ela ainda me dizia: Enquanto nosso processo estiver lá, nós estamos no páreo.
      Hoje recebemos o resultado de nosso TCF, a Taís tirou B2/B2 e eu tirei B2/B1. E ele foi hoje mesmo para Montreal. Agora é aguardar para ver no que vai dar.
      Parabéns pelo seu processo aberto no Federal! Isto é muito bom, não?
      Ter a certeza que logo estará com os vistos na mão é tudo de bom!
      Abraços,
      Alfredo.

      Excluir