quarta-feira, 11 de junho de 2014

Continuando... A Famosa Carta P815


Como falei no post anterior, no dia 14 de Abril recebemos a carta P815 pedindo uma série de documentos, na verdade, todos os documentos novamente, porém desta vez eles queriam todos os documentos com cópias autenticadas e tradução juramentada e nos deram 90 dias como é de praxe.
Para quem já está neste processo há quase 3 anos esperando por uma entrevista, isto é muito chato, mas decidimos encarar com tranquilidade e paciência. Mas lá no fundo, nós já estávamos esperando por este e-mail, afinal todos de nossa leva tiveram a mesma carta de pedido de atualização e tradução de documentos.
A corrida então começou com a coleta de documentos novamente, separar e levar para o cartório para autenticação, ainda bem que moramos perto de um cartório!
Mas ainda tivemos que mandar pedir segunda via de minha certidão de nascimento no Rio Grande do Sul e lá vai $$$, mas fazer o que né? Quem mandou querer imigrar para o Québec? rsrsrs
Ainda esta etapa nos rendeu uma visita ao INSS para retirar comprovantes de recolhimento e ligações para nossos antigos empregadores para conseguir as declarações de trabalho no padrão que o BIQ queria.
Depois de tudo isto fomos para o próximo passo, a tradução juramentada.
Minha cunhada, que já tinha passado pelo processo de imigração antes, nos indicou um ótimo tradutor juramentado, embora ele more em Natal-RN, fizemos todo o trâmite de envio dos documentos via e-mail e correio. Os valores foram bem acessíveis (o valor mais baixo que encontramos!!) e ele é uma pessoa muito legal, se chama Alex e nos auxiliou pois ele tem muita experiência na área.
Tudo isto terminou neste fim de semana passado quando finalmente recebemos todas as traduções juramentadas. Passamos alguns dias preenchendo e imprimindo formulários, checando e rechecando os documentos da lista e colocando na ordem que eles pediram.
Finalmente hoje eles foram via DHL, agora só nos resta acompanhar o rastreamento e ver quando chega lá.
Mais uma etapa concluída e conseguimos em tempo recorde: Tínhamos um prazo de 90 dias e fizemos em menos de 60 dias.
Esperamos que o próximo passo seja receber o CSQ em casa (um sonho, né? Mas sonhar é de graça, rsrsrs) ou a convocação para entrevista.
Desejem-nos sorte!
Abraços,

Alfredo.

6 comentários:

  1. Pessoal boa sorte que desta vez possa receber o CSQ em casa para compensar todos os problemas ocorridos com o processo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Familia Mineira!
      Muito obrigado pelos votos! Seria muito bom mesmo receber o CSQ em casa, né? rsrsrs
      Sucesso no processo de vocês também!
      Abraços,
      Alfredo.

      Excluir
  2. Tais e Alfredo! Que bom que deu certo o envio dos documentos! Só uma pergunta, mesmo casados (com certidão de casamento) precisamos enviar a certidão de nascimento para eles? quebecando.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Julie e Terry!
      Olha na carta eles pediram sim, no caso da minha certidão, a original que eu tinha já estava muito velha então eu resolvi pedir uma nova, como minha mãe mora em Porto Alegre ficou fácil, ela foi lá, pediu e me enviou.
      Abraços,
      Alfredo.

      Excluir
  3. Boa tarde, tenho uma dúvida e não consegui achar uma resposta com 100% de certeza. São aceitas copias de cartorio ou apenas as "Certified" pelos emissores? por exemplo do diploma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos,

      Segundo a regra, eles dão preferência as cópias certificadas pelos emissores. No caso do diploma, você tem que levar na instituição e pedir que certifiquem.
      No nosso caso, estávamos no RJ e o diploma de minha esposa era de Salvador, ficava totalmente inviável ir lá só para pegar uma cópia certificada, então fizemos uma cópia autenticada no cartório. Ela foi aceita, mas vale lembrar que nosso processo é antigo e na nossa época era pedido apenas cópia simples dos documentos.
      Eles podem ter levado isto em conta.
      Espero ter ajudado.
      Abraços,

      Alfredo.

      Excluir